3 de outubro de 2024

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa outubro 03, 2024

 


O escritor chileno, Luis Sepúlveda Diaz, ou “Lucho” para os amigos, nasceu a 4 de outubro de 1949 em Ovalle, uma pequena aldeia no Norte do país, e morreu a 16 de abril de 2020 nas Astúrias, Espanha, vítima de COVID-19.

O seu pai era um militante do Partido Comunista e proprietário de um restaurante, e a sua mãe era uma enfermeira.

Enquanto estudante aderiu ao partido socialista e em 1975, quando o general Augusto Pinochet chegou ao poder, foi preso e acusado de traição à pátria. Escapou à pena de morte e foi condenado a 28 anos de prisão. Em 1077, graças à Amnistia Internacional, viu a pena reduzida para 8 anos de exílio na Suécia.

Por influência da professora de História, Luis Sepúlveda começou a escrever muito cedo e numa entrevista referiu que o que mais gostava era de escrever contos pois “aí a imaginação voa para qualquer lugar". O escritor chileno vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas.

Um dos seus maiores sucessos foi publicado pela primeira vez em 1996: a fábula “ História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” e que dedicou aos seus três filhos, os melhores tripulantes dos seus sonhos. Podes encontrar este e outros livros do autor na tua biblioteca escolar. 



Referências bibliográficas