8 de março de 2024

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa março 08, 2024

 

Hoje lembramos, de forma especial, a mulher, todas as mulheres.

A Organização das Nações Unidas (ONU), ciente da relevância de todas elas para o mundo atual, resolveu, este ano, assinalar a data com o título/compromisso:

Investir nas mulheres: acelerar o progresso

O mundo enfrenta muitas crises, que vão desde conflitos geopolíticos ao aumento dos níveis de pobreza e aos impactos crescentes das alterações climáticas. Estes desafios só podem ser enfrentados através de soluções que impliquem as mulheres. Ao investir nas mulheres, podemos desencadear mudanças e acelerar a transição para um mundo mais saudável, mais seguro e mais igualitário para todos.

De facto, o poder feminino, embora subjugado, diminuído e desvalorizado, ainda hoje, em muitos países e culturas, é extremamente rico e fecundo. Segundo a ONU, a este ritmo, serão precisos trezentos anos para se poder verificar a total paridade entre homem e mulher!

E em Portugal? Em que ponto se encontra a referida condição feminina?

Pois…

É preciso continuar a trabalhar muito, a falar muito, a pensar muito para mudar as mentalidades de muitos homens e, porque também é verdade, de algumas mulheres, pois ainda as há que não assumiram (quiçá por falta de convicção, de apoio ou de autoestima) a sua condição única e insubstituível. E aqui a escola, com a família, tem muito a fazer.

Neste dia 8 de março lembremos todas as mulheres do mundo pelo grande dom das suas vidas!