28 de maio de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | maio 28, 2020

No “Às quintas na BE” de hoje, convidamos-te a “visitar” aquele que é considerado um dos nossos melhores monumentos: o Mosteiro dos Jerónimos!


Obra fundamental da arquitetura manuelina (assim se chama o tipo construtivo contemporâneo do rei D. Manuel I de Portugal), o Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos, é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI e situa-se na freguesia de Belém, cidade e concelho de Lisboa.

Santa Maria de Belém
Desde 1498, com a descoberta do caminho marítimo para a Índia, Portugal consegue ter acesso direto à fonte das especiarias e, através de uma sofisticada logística de navegação e de poder militar, consegue colocar estes produtos na Europa. 
Todo esse manancial e poderio é ostentado, neste monumento, pelos reis D. Manuel I e D. João III.


Ponto culminante da arquitetura manuelina, este mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa. A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no início do século XVI e prolongou-se por uma centena de anos.

D. Manuel I (Nicolau Chanterene)
O risco inicial é de Jacques Boytac (que aqui trabalha entre 1501 e 1516), lançando os fundamentos da igreja e do claustro, e cuja campanha de obra inclui os arranques do portal principal. Em 1516 entra em funções João de Castilho, que aqui está até ir trabalhar no Mosteiro da Batalha em 1528. 

Claustro
O portal sul, as abóbadas da igreja e conclusão do claustro, a Sala do Capítulo, a sacristia e o refeitório são da sua autoria. 

Refeitório
A capela-mor inicial, mais pequena, foi entretanto substituída por uma de João de Ruão, de estilo maneirista.

Capela-mor
O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1907 e, em 1983, é classificado como Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém.
Esperamos que as imagens e o texto te tenham provocado o desejo de visitar este monumento para melhor o conheceres.

Sacristia
Se quiseres, podes fazê-lo agora mesmo, de forma virtual. Para isso basta clicar:


A BE deseja-te uma fantástica visita!