17 de abril de 2018

Nascido a 1 de abril de 1964, José António Afonso Rodrigues dos Santos é o nosso autor do mês.  Este célebre jornalista, diretor de informação, correspondente de guerra, professor universitário e escritor português conta já com inúmeras obras na sua aclamada Bibliografia.
Filho de José da Paz Brandão Rodrigues dos Santos, médico natural de Penafiel, e de Maria Manuela de Campos Afonso Matos, mudou-se ainda bebé para a cidade de Tete onde permaneceu até aos nove anos. Tal como muitos portugueses, alguns dos seus antepassados estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial, na Flandres e na Guerra Colonial em África, sendo que o seu segundo romance, intitulado A Filha do Capitão, é assumido como sendo um tributo que lhes é prestado. Após a separação dos pais, vai para Lisboa com a mãe. No entanto, dificuldades económicas levam-no a mudar-se para a residência do pai, em Penafiel. A difícil adaptação do pai a terras lusas motiva a partida para Macau. Já no Oriente, participa na elaboração de um jornal escolar que desperta o interesse dos responsáveis da rádio local e leva o jovem estudante a ser entrevistado por uma jornalista que acabara de chegar a Macau: Judite de Sousa, hoje outra bem conhecida jornalista portuguesa, atualmente a exercer funções na TVI. Em 1981, aos 17 anos, o jovem José Rodrigues dos Santos inicia-se verdadeiramente no Jornalismo, ao serviço da Rádio Macau.
Entre as diversas obras de José Rodrigues dos Santos destaca-se A Fórmula de Deus, o Codex e o Sétimo Selo como maiores "Best Sellers".
Venham à nossa BE descobrir um pouco mais acerca deste versátil autor português.  



 


Contador de visitas

Pesquisar neste blogue

Acerca de mim

Serve para divulgar notícias, datas importantes, resultados de actividades, etc.

Concurso

Página no Agupamento

Página de Facebook