20 de abril de 2021

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | abril 20, 2021


A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) está quase a chegar ao fim. Iniciada a 1 de outubro de 2020, terá a sua grande final, em Oeiras, a 5 de junho de 2021.


O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora e tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.


O 1.º momento, a FASE ESCOLAR, foi da responsabilidade das escolas ou agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderiram a esta iniciativa. Nesta fase, vários alunos do nosso Agrupamento prestaram provas e procedeu-se à seleção dos finalistas.


O 2.º momento, a FASE MUNICIPAL, concretizou-se na realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores da fase anterior. Pois no nosso Município de Penafiel foram apurados, no que concerne ao 1.º Ciclo, três alunos provenientes de outros tantos Agrupamentos Escolares: do AE D. António Ferreira Gomes, do AE Joaquim de Araújo e, PARABÉNS!!!, do AE Paço de Sousa com a prestação do Sebastião Tiago Gonçalves Ferreira.


O 3.º momento, a FASE INTERMUNICIPAL, está a decorrer. Iniciada a 13 de março, terminará a 26 de abril e congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios. E é já depois de amanhã, coordenado por Cinfães, que o nosso Sebastião Ferreira irá confrontar-se, online, com os restantes apurados.


A BE quer, com esta referência, tornar visível o apoio e orgulho nesta representação, formulando votos de uma boa prova!


O 4.º e último momento, a FASE NACIONAL, contará com a participação de todos os parceiros e será constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase contará com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.