O Dia Internacional
da Biblioteca Escolar foi proclamado pela primeira vez, em 1999, por Blanche Wools, na altura Presidente da International
Association School Librarianship (IASL), e confirmado em 2005 por Peter Genco,
então Presidente da IASL.
Em Portugal, o
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, responsável pela execução do
Programa Rede Bibliotecas Escolares (RBE), constituído por uma equipa
multidisciplinar à qual compete genericamente conceber, concretizar e avaliar
iniciativas diversificadas de intervenção nesta tipologia de Bibliotecas,
decidiu declarar a quarta segunda-feira do mês de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.
Este dia tem como
objetivos destacar a importância das Bibliotecas Escolares na educação e
promover o gosto pela leitura.
As
Bibliotecas Escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são
um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas
também das atividades que desenvolvem.
Neste
sentido, a Biblioteca Escolar do
Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa anuncia a abertura de um Concurso
Literário. Com esta iniciativa convidamos à escrita de um texto no qual
se imagine aquilo que os livros “sentiram” e “pensaram” durante este tempo de
pandemia: abandonados nas estantes durante meses ou procurados por leitores
ávidos de novas “viagens”, que diriam eles?
Fica
lançado o desafio!
No atual
contexto em que vivemos, de alteração da vida social devido à pandemia de
Covid-19, com profundas transformações nas comunidades escolares e
educativas através do Ensino à Distância (E@D), torna-se necessário repensar o
papel que as Bibliotecas Escolares podem assumir na atualidade e no futuro.
Assim, estas
deverão recentrar e projetar o seu serviço e as suas atividades em função dos
novos contextos de E@D e de assumir, cada vez mais, um papel ativo, mediador e
formativo. Os seus serviços nas comunidades escolares e educativas devem
apostar no atendimento e apoio à distância - atendimento síncrono ou
assíncrono; apoio ao currículo e à literacia da leitura; literacia dos média;
literacia da informação e literacia digital, a par da formação de utilizadores,
com uma curadoria de conteúdos, conceção de ferramentas, de plataformas e de
tutoriais.
No apoio
ao currículo e às literacias existem diversas estratégias de operacionalização
que podem ser desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares, em articulação com a Direção
e o Conselho Pedagógico das escolas. Saliente-se, porém, a promoção da
interdisciplinaridade e a adoção de diversas metodologias ativas e mediadoras,
incluindo o desenvolvimento do trabalho de projeto, resolução de atividades
escolares ou pesquisas orientadas.
Por
conseguinte, o momento que estamos a viver é não só um desafio mas também uma
oportunidade de afirmação das Bibliotecas Escolares, porque o futuro da
biblioteca escolar é o futuro da escola. E, ao nível da leitura, sem o acesso
direto à leitura em suporte analógico, a oportunidade surge, indiscutivelmente,
na leitura em suporte digital.
Preparemo-nos
para o futuro!