26 de outubro de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | outubro 26, 2020

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar foi proclamado pela primeira vez, em 1999, por Blanche Wools, na altura Presidente da International Association School Librarianship (IASL), e confirmado em 2005 por Peter Genco, então Presidente da IASL.

Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, responsável pela execução do Programa Rede Bibliotecas Escolares (RBE), constituído por uma equipa multidisciplinar à qual compete genericamente conceber, concretizar e avaliar iniciativas diversificadas de intervenção nesta tipologia de Bibliotecas, decidiu declarar a quarta segunda-feira do mês de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.

Este dia tem como objetivos destacar a importância das Bibliotecas Escolares na educação e promover o gosto pela leitura.

As Bibliotecas Escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que desenvolvem.

Neste sentido, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa anuncia a abertura de um Concurso Literário. Com esta iniciativa convidamos à escrita de um texto no qual se imagine aquilo que os livros “sentiram” e “pensaram” durante este tempo de pandemia: abandonados nas estantes durante meses ou procurados por leitores ávidos de novas “viagens”, que diriam eles?

Fica lançado o desafio!

No atual contexto em que vivemos, de alteração da vida social devido à pandemia de Covid-19, com profundas transformações nas comunidades escolares e educativas através do Ensino à Distância (E@D), torna-se necessário repensar o papel que as Bibliotecas Escolares podem assumir na atualidade e no futuro.

Assim, estas deverão recentrar e projetar o seu serviço e as suas atividades em função dos novos contextos de E@D e de assumir, cada vez mais, um papel ativo, mediador e formativo. Os seus serviços nas comunidades escolares e educativas devem apostar no atendimento e apoio à distância - atendimento síncrono ou assíncrono; apoio ao currículo e à literacia da leitura; literacia dos média; literacia da informação e literacia digital, a par da formação de utilizadores, com uma curadoria de conteúdos, conceção de ferramentas, de plataformas e de tutoriais.

No apoio ao currículo e às literacias existem diversas estratégias de operacionalização que podem ser desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares, em articulação com a Direção e o Conselho Pedagógico das escolas. Saliente-se, porém, a promoção da interdisciplinaridade e a adoção de diversas metodologias ativas e mediadoras, incluindo o desenvolvimento do trabalho de projeto, resolução de atividades escolares ou pesquisas orientadas.

Por conseguinte, o momento que estamos a viver é não só um desafio mas também uma oportunidade de afirmação das Bibliotecas Escolares, porque o futuro da biblioteca escolar é o futuro da escola. E, ao nível da leitura, sem o acesso direto à leitura em suporte analógico, a oportunidade surge, indiscutivelmente, na leitura em suporte digital.

Preparemo-nos para o futuro!