18 de junho de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | junho 18, 2020


Este episódio de Bibliotecas do Mundo é verdadeiramente deslumbrante: a Biblioteca Pública de Stuttgard, na Alemanha.


Por fora, é um impressionante cubo cinza claro de nove andares com comprimento de aresta de cerca de 45 metros e revestido a tijolos de vidro fosco. 

À primeira vista, faz lembrar o Cubo de Erno Rubik, mas implantado numa área de 3201 m²

Esta é a fachada exterior que cobre, como uma capa, outro cubo, permitindo uma galeria entre ambas.



No interior deste segundo cubo, no centro do edifício, referido por muitos como “o coração vazio” da biblioteca, e iluminado por uma abertura zenital central, uma enorme sala em forma de cubo. No centro desta, uma pequena fonte de 1m² de onde, de forma constante, brota água. 



Como nem só de livros vive uma biblioteca, é sobretudo neste espaço que são oferecidas várias atividades culturais tais como leituras, palestras, workshops, concertos, painéis de discussão e exposições, entre muitas outras.



Podendo-se subir pelos quatro lados do cubo, o acesso aos nove andares faz-se através de elevadores, embora disponha de escadas na fachada interna ligando os pisos de forma fluída.


A uniformidade, a simetria, a cor branca, a utilização de mosaicos de vidro e a racionalidade do design são alguns dos elementos que caracterizam este edifício. 


A sala de leitura é um espaço de cinco pisos, a contar a partir do quarto andar, de forma quadrada e cercada por prateleiras cheias de livros que, em conjunto com os sofás azuis, introduzem episódica cor no branco imaculado dominante. 



Na realidade a sala de leitura é composta por várias salas temáticas e vários níveis com materiais (livros e tecnologia) em diversos idiomas.


A circulação interna é organizada numa aparente espiral entre as áreas de leitura, projetada para serem passeios fluídos inundados de luz devido à claraboia original de vidro do teto. O acesso às diferentes salas é garantido pelas escadas que estão dispostas de tal forma que o visitante nunca perde de vista o centro do edifício.


O primeiro nível alberga, além de uma biblioteca musical, uma sala de literatura infantil com um armazém de mais de 50 mil livros para deleite dos pequenos leitores. 


Esta sala, sem abandonar o branco que caracteriza todo o edifício, está decorada com móveis e almofadas de várias cores. 


O verde, o amarelo e o laranja são algumas das tonalidade que convertem este espaço num lugar acolhedor para os mais pequenos. Os desenhos nas paredes ajudam a criar um ambiente muito mais de acordo com o público a que está destinado.


No penúltimo andar existe o Café LesBar, a partir do qual é possível aceder ao último andar do edifício, de onde se pode observar Stuttgart em 360 graus.


Além destes dois grandes espaços acima do solo existe ainda o Fórum, uma terceira sala central localizada abaixo do coração da biblioteca. Este é também um espaço de eventos que está muito próximo da linha férrea que atravessa os dois pisos subterrâneos.
À noite o prédio fica todo iluminado com a cor azul embora permita algumas variantes.


Inaugurada em outubro de 2011, com um custo de 79 milhões de euros, a Biblioteca Pública de Stuttgart funciona nos moldes de um centro cultural. Projetada pelo escritório de arquitetura do coreano Eun Young Yi, a Biblioteca atrai e surpreende não só pela qualidade dos espaços interiores e linguagem arquitetónica mas também pela larga oferta de meios digitais, tecnológicos e serviços e pela forma como o acervo é tratado. 


Por isso, é também conhecida como Biblioteca 21 (do século XXI). À coleção de livros somam-se também DVD e CD de conteúdo interativo perto de cadeirões de estilo original com tomadas para ligar computadores e telemóveis. 


Encontramos também colunas que trazem incorporadas ecrãs tácteis para a visualização e descarregamento de materiais digitais. Sem abandonar a tradição do livro impresso, abre-se a porta às novas tecnologias, criando um espaço contemporâneo para o prazer da leitura.


Verdadeiramente, uma bela e confortável biblioteca…