25 de junho de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | junho 25, 2020


Por estarmos na última semana de aulas, esta será a última publicação da rubrica Bibliotecas do Mundo. 

Ao longo de dois meses demos a conhecer seis das mais maravilhosas e deslumbrantes bibliotecas que existem enquanto espaços com arquiteturas relevantes: três edifícios do passado e três edifícios recentíssimos.


Afinal, uma biblioteca não é algo do passado. É também do presente. 

Só que hoje não é apenas um depósito de livros. 
É, sobretudo, um organismo que, embora tenha livros, tradicionalmente falando, tem também toda uma parafernália de suportes digitais, de meios de comunicação, de processos de digitalização e de confronto de saberes que a fazem ser uma autêntica casa da sabedoria.


Depois de termos corrido tanto mundo, esta última publicação vai nos trazer de volta a casa. 
Devido à pandemia provocada pelo novo corona vírus que nos trouxe a covid-19, devemos ficar, o mais possível, em casa.


Por isso terminamos lembrando a Biblioteca Municipal de Penafiel, a principal biblioteca do nosso concelho!


Integrada desde 1995 na Rede de Leitura Pública, a Biblioteca Municipal de Penafiel é, contudo, mais antiga, dado que em 1863 há documentos que referem a sua existência, constituída a partir de um conjunto de livros que a Biblioteca do Porto tinha em duplicado. 
Aliás, já em 1741, é referida a necessidade da existência de uma biblioteca. 


Em 1885, e após alguma discussão, a Câmara nomeia a primeira comissão organizadora da Biblioteca e faz dois pedidos:

- à Biblioteca Municipal do Porto, uma cópia do seu regulamento e a indicação das tarefas a cargo dos funcionários;
- aos penafidelenses, que tenham em sua posse obras repetidas ou que já não tenham interesse nelas, para as doarem à Biblioteca, aumentando assim o acervo existente.


Isto não passa, porém, de uma mera tentativa. 
Depois de alguns avanços e outros tantos retrocessos, só a 6 de junho de 1917 se assiste à sua inauguração oficial, num edifício da Avenida Araújo e Silva, que virá a encerrar em outubro de 1919.


Reaberta ao público a 6 de junho de 1927, é transferida para um pequeno salão na Avenida Sacadura Cabral, voltando a encerrar ao fim de dois anos.


A 7 de julho de 1947 a Biblioteca é uma vez mais ativada, sendo transferida desta vez para a Praça da República, passando a funcionar no rés-do-chão do Palacete do Barão do Calvário, edifício construído por Manuel Pereira da Silva em 1853 e posteriormente adquirido pela Câmara. 


No resto do imóvel funcionava o Tribunal, casas de Magistrados, repartições públicas e Cadeia. 
No entanto, para se realizarem obras de recuperação do edifício, a Biblioteca será instalada provisoriamente, em 1989, no Salão Polivalente Municipal.


Finalmente, a 4 de março de 1995, nos 225 anos de elevação de Penafiel a cidade, celebrados na véspera, a Biblioteca, ocupando todo o edifício, é inaugurada pelo Presidente da República de então, Mário Soares.


Assim sendo, a Biblioteca Municipal de Penafiel está a celebrar as suas Bodas de Prata, 25 anos de existência no seu atual edifício.

Tendo como objetivo principal possibilitar a toda a comunidade o acesso à informação, independentemente do seu suporte, disponibiliza vários serviços para além da leitura presencial. 
O empréstimo domiciliário, a ludoteca, os postos de acesso à Internet, a disponibilização de meios audiovisuais e os serviços de extensão cultural e educativa são alguns exemplos disso, tendo sempre presente o princípio de que “o leitor não nasce, faz-se”.

A Biblioteca Municipal possui vários espaços de que os leitores podem usufruir:


Átrio: espaço de acolhimento situado no primeiro piso, a partir dele podem identificar-se todos os serviços e salas. É aqui que se situa o balcão de atendimento, serviço de fotocópias, empréstimo domiciliário, painéis informativos, exposições temporárias, expositor com as aquisições mais recentes, e as monografias relativas ao Fundo Local.


Sala de Leitura Geral: constituída por três espaços específicos, à entrada podem-se encontrar jornais e revistas (locais e nacionais), depois o Fundo Bibliográfico com leitura presencial e o Fundo Local, constituído por obras referentes ao concelho de Penafiel e outras de interesse local e regional e, por fim, terminais de computadores com acesso à Internet e ao catálogo online (OPAC).


Sala infantojuvenil: dotada de ludoteca, está destinada ao incentivo da leitura nos mais pequenos.


Sala Multimédia: dotada de computadores com livre acesso ao utilizador e equipados com impressora e scanner.


Auditório Germano Silva


A BE espera que todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, quais leitores entusiastas, frequentem a sua Biblioteca Municipal.