25 de junho de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | junho 25, 2020


E estamos no último “Às quintas na B.E.” do ano letivo 2019-2020.
Desde que as aulas começaram, a 13 de setembro, que em cada semana foi proposta uma atividade sempre diversificada: debates, conferências, filmes, apresentações orais, teatro, música…

Nestas iniciativas a BE contou não só com a “prata da casa” mas também com várias personalidades e instituições que, em parceria, nos ajudaram a realizar tantas sessões inesquecíveis!

Muito obrigada a todos!

Porém, a 13 de março, tudo mudou.
Por causa da covid-19, fomos confinados, o que significou ficarmos em casa, evitando ao máximo o contacto com outras pessoas.

Mas as aulas continuaram! E a nossa vontade de continuar a fazer também!

Por isso não parámos com o “Às quintas na BE”! Apenas tivemos que ficar por visitas virtuais.

Assim, depois de termos andado por tantos lados, e à porta das férias, vamos terminar também… à porta!

Vamos recordar o Castro de Monte Mozinho!


O Castro de Monte Mozinho, ou Cidade Morta de Penafiel, integrando a Rede de Castros do Noroeste Peninsular, localiza-se nas freguesias de Galegos e Oldrões.


É o maior Castro Romano da Península Ibérica e foi classificado pelo Estado, em 29 de setembro de 1948, como sendo de Interesse Público.



Consiste num povoado fortificado de altura que ocupa um cabeço destacado da serra, com 408 m de altitude. Desfrutando de amplos horizontes, que se estendem a Leste até a Serra do Marão e a Sul até o Montemuro, debruça-se sobre a depressão onde corre o rio Cavalum / ribeira da Camba, caminho natural que une o Norte do concelho ao rio Douro, modernamente percorrido pela estrada Penafiel – Entre-os-Rios.


Povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. mas com uma ampla cronologia de ocupação, que chega mesmo a atingir o século V, é fortificado com duas linhas de muralhas.


O castro possuia uma extensa área habitada, com cerca de 22 hectares, e apresenta diversas reformulações urbanísticas, sendo possível observar vários tipos de construção, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou retangular.



Na parte superior do castro destaca-se a muralha do século I, cuja entrada era flanqueada por dois torreões onde se encontravam duas estátuas de guerreiros galaicos, atualmente no Museu Municipal. O topo do castro é coroado pela acrópole, delimitada por um espesso muro e estéril em construções interiores. Aí se desenrolariam atividades várias, como jogos, assembleias, mercado, etc.



As escavações no castro de Monte Mozinho tiveram início em 1943 e ganharam novo fôlego em 1974. Desde então não mais pararam, podendo o espólio ser visto no Museu Municipal de Penafiel. 


Inaugurado em 2004, o Centro Interpretativo do Castro de Monte Mozinho constitui um núcleo museológico do Museu Municipal. 

Eis um pequeno filme muito esclarecedor sobre este castro:




A BE deseja a todos um maravilhoso “passeio virtual”, prenúncio de umas férias fantásticas.