15 de maio de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | maio 15, 2020
Ora vamos lá a ver hoje o que significa esta expressão que todos conhecem: “chorar lágrimas de crocodilo”.


A explicação é científica: de facto, quando o crocodilo está a digerir um animal, a passagem deste naquela enorme boca cheia de dentes aguçados do réptil pode pressionar com força a parte de cima da mesma, aquela parte a que normalmente se chama o céu da boca, comprimindo as suas glândulas lacrimais. 



É próprio da natureza do crocodilo. É tão natural nele como não conseguir pôr a língua para fora ou não mastigar os alimentos. E não é por falta de dentes! Os crocodilos possuem entre 74 a 80 dentes. Com o tempo, alguns dentes acabam por partir ou cair, nascendo outros novos. Por isso, um crocodilo pode ter entre 2 a 3 mil dentes durante uma vida.


Mas voltemos às lágrimas. Assim, enquanto ele devora a vítima, caem lágrimas dos seus olhos. Como chorar é uma reação própria das pessoas que estão tristes, magoadas ou sentem dor (por exemplo, quando morre alguém de quem se gosta muito), e comer é algo que as pessoas fazem com prazer (até se diz que, se não quer comer, é porque está doente), a correspondência é imediata: o crocodilo está a comer (logo, está contente) mas ao mesmo tempo, chora (que é próprio de quem está triste)!

Conclusão popular: o crocodilo finge que está triste, mas não está! 


Assim, quando se diz de alguém que está a “chorar lágrimas de crocodilo”, o que se quer dizer é que, na realidade, essa pessoa finge que está triste e arrependida do mal que fez mas, na verdade, não está. O seu “choro” é fingido, falso ou hipócrita.

Este pequeno vídeo trata, de forma muito simples, deste assunto:


A BE deseja a todos um bom fim-de-semana. E sem lágrimas de crocodilo!