14 de maio de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | maio 14, 2020
Continuamos hoje com esta rubrica: Bibliotecas do Mundo!

Estes “templos” do saber foram, e continuam a ser, muito relevantes como lugares da sabedoria. A importância que foi dada no passado a estes edifícios para albergar livros, continua a ser dada hoje.
E a prova disso mesmo é o caso que vamos conhecer agora: a Biblioteca Pública Tianjin Binhai, na China.


Os especialistas consideram-na, em termos de beleza arquitetónica, a 1.ª do mundo!
Apenas um olho pode conter 1,2 milhões de livros? Sim, se tiver sido projetado pela empresa de arquitetura holandesa MVRDV em parceria com o TUPDI, Instituto de Design e Planeamento Urbano de Tianjin: um extraordinário globo ocular 3D com cinco andares de paredes curvas, pisos com terraços e escadas que podem conter uma quantidade incrível de livros.


Construída em três anos e inaugurada em outubro de 2017, recebe diariamente cerca de 10.000 leitores.


O famoso “olho” é definido por uma abertura oval que deixa entrever, ao centro, no lugar da íris, a esfera espelhada que está no meio do átrio (albergando um auditório com capacidade para 110 pessoas) e que reflete os cerca de quinze mil metros de prateleiras brancas ondulares, criando uma paisagem interior como se fossem linhas topográficas (que são aquelas que ligam, nos mapas, pontos com a mesma altitude) ou socalcos, numa versão mais de acordo com o “nosso” Douro.


Este edifício da biblioteca, com 33.700 m², cinco andares e mais de mil livros em cada uma das estantes em forma de cascata, com capacidade para mais de um milhão de volumes, tem áreas de leitura, auditório, gabinetes, salas de computadores, de áudio, de trabalho e cave para o armazenamento de mais livros e para um arquivo gigante como qualquer outra biblioteca do mundo.


A diferença aqui é que os livros são parte integrante da estrutura e criam uma paisagem envolvente. As prateleiras que parecem desafiar a força da gravidade são capazes de criar tanto escadas como assentos. 


E, no centro, a íris que reflete tudo, ampliando os espaços e transformando esta biblioteca numa obra de arte de grande impacto visual. 


No entanto, os olhos são enganados. Aquilo que parece livros ao longo das estantes são, de facto, placas de alumínio impressas com a imagem de livros que forram a parede do fundo de cada prateleira. Os verdadeiros livros colocam-se à frente. 




Assim, quando se olha, parece que todas as prateleiras já estão cheias quando, na realidade, ainda não estão. Aliás, se repararmos bem, há prateleiras onde nem é possível chegar. Chama-se, a esta técnica, trompe l`oeil (engana o olho).



Contemplemos a beleza e a pureza deste espaço… que convida a ler de forma tranquila!