13 de fevereiro de 2024

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | fevereiro 13, 2024

 


Em alguns países do mundo, o dia 14 de fevereiro é conhecido como o “Dia dos Namorados”. Essa tradição foi importada para Portugal há já alguns anos e por cá foi ficando.

Mas qual a razão para se ter escolhido este dia e não qualquer outro?

Tudo tem a ver com a suposta morte de um bispo chamado Valentim, por isso a data é também conhecida como o Dia de São Valentim.

A sua história remonta ao século III d.C. O Imperador romano Cláudio II tinha proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas. Ora, o bispo Valentim desrespeitou este decreto imperial e realizou vários casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre de Valentim, ficou curada da cegueira.

Morto no dia 14 de fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados. Entretanto, antes de morrer, o bispo Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que deu lugar à troca de cartões e ao hábito das cartas de amor.

Esta história e a existência deste santo nunca foi comprovada e, por isso, a Igreja deixou, a partir de 1969, de o celebrar.

Assim, a data é hoje apenas um pretexto para celebrar o amor nas suas múltiplas formas.

E é por isso que a vossa BE vos convida a ler algumas dessas histórias.

Acompanhadas por um bom chocolate ou com morangos… quem lhes resiste?

Um feliz dia do amor para todos!