13 de novembro de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | novembro 13, 2020

 

Bondade?!

Que significa isto?

Será que é sermos mansinhos uns com os outros?

Fazermos boas ações?

Sermos bonzinhos?

Pois a resposta é sim e não!

Foi em 1998 que teve lugar, em Tóquio, capital do Japão, a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement). O objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Atualmente, o Dia Mundial da Bondade celebra-se em vários países do mundo tão diferentes entre si tais como o Canadá, a Austrália, o Japão, a Nigéria e os Emirados Árabes Unidos. Em alguns deles oferecem-se flores neste dia, quer a conhecidos, quer a desconhecidos.

O que o Dia Mundial da Bondade (World Kindness Day) quer reavivar no mundo é o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso são pequenas ações que podem fazer toda a diferença. Neste dia apela-se à paz e à afável relação e trato entre as pessoas, colocando-se de lado, por vinte e quatro horas, as diferenças religiosas, fronteiriças e de raça suscetíveis de provocar conflito.

Em suma, é aceitar a diferença. Portanto, não significa abdicar de princípios, não significa não nos indignarmos com as injustiças, não significa não reagir aos abusos e às humilhações!

Com o celebrar a bondade durante um dia, espera-se que se plantem as raízes para a bondade durante o resto do ano pois se me obrigo a fazer uma coisa durante um dia, porque não o faço sempre?

Gestos tão simples como oferecer uma flor a um conhecido, ajudar um necessitado, doar roupa, livros ou comida, dizer obrigado, sorrir a todas as pessoas com quem nos cruzamos, lembrar os amigos enviando-lhes um SMS, cumprimentar um "inimigo", amenizar o ambiente de trabalho, escrever e partilhar um poema…

Como se vê, não se trata de “brincar” às boas pessoas, de se ser falsamente simpático ou de parecer que nos importamos com os outros.

Isso é hipocrisia (ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui, frequentemente exigindo que os outros se comportem dentro de certos parâmetros de conduta moral que a própria pessoa não tem. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, ambos os termos significando a representação de um ator, o faz de conta que se é, o fingimento. Mais tarde passou a designar o comportamento moral das pessoas que representam, que fingem comportamentos)!

Se consultarmos o dicionário, veremos que bondade é um nome feminino que significa:

Disposição natural que nos leva a fazer bem e nunca mal; qualidade do que é bom; boa índole; brandura, benevolência.

Repare-se que nesta definição só cabe o que é autêntico. Assim, a bondade é característica de quem é bom.

Que a celebração deste dia nos faça descobrir o melhor de nós próprios!