21 de maio de 2020

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | maio 21, 2020


Na passada segunda-feira, 18 de maio, celebrou-se o Dia Internacional dos Museus.

Em Portugal, após várias semanas encerrados por causa do confinamento imposto pela COVID-19, os museus reabriram nesse dia, coincidindo com a 2.ª etapa do desconfinamento. 


Por conseguinte, no “Às quintas na BE” de hoje, convidamos-te a “visitar” aquele que é considerado um dos melhores museus do nosso país: o Museu Calouste Gulbenkian.


Este museu está inserido num conjunto chamado Fundação Calouste Gulbenkian e situa-se em Lisboa. 


O complexo modernista de edifícios que inclui a Sede da Fundação, o Museu Gulbenkian e ainda o Jardim circundante (construído na década de 1960, um projeto dos arquitetos paisagistas António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles), foi considerado, em 1975, Prémio Valmor e Monumento Nacional em 2010, constituindo-se como a primeira obra contemporânea a ser considerada património em Portugal. 


O projeto do edifício-sede é da autoria dos arquitetos Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy de Athouguia e, na altura da sua construção, foi objeto de grande admiração.


Em 1983, numa das extremidades do jardim, foi inaugurado o CAM, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, construído segundo projeto do arquiteto britânico Leslie Martin, para albergar a coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa da fundação.


O Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador, abarca mais de cinco mil anos de história e é composto por aproximadamente seis mil peças de arte antiga e moderna, das quais apenas cerca de mil se encontram expostas ao público.



O museu foi inaugurado em outubro de 1969, realizando as disposições do testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, um industrial muito rico de origem arménia, que se fixou em Portugal em meados do século XX, e que ao longo da sua vida reuniu uma fabulosa coleção de arte.

Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955)
Esperamos que as imagens e o texto vos tenham aguçado a curiosidade e vos levem a visitar virtualmente este maravilhoso espaço.


Para isso, já sabem: basta ir à primeira linha do blogue da BE, clicar no título “Visitas virtuais” e clicar de novo logo no primeiro título que aparecer na lista.

A todos, a BE deseja uma fantástica visita!