30 de abril de 2025

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | abril 30, 2025

 


Realizada na primeira semana do 3.º período letivo, “As lendas de Penafiel” foi o tema escolhido no nosso Município. Neste contexto, tendo sido atribuída uma lenda a cada agrupamento escolar, ao nosso Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa calhou a da Beata D. Mafalda.



Assim, no dia 22, ocorreu a abertura da semana, na Biblioteca Municipal de Penafiel, com a apresentação dos vídeos realizados por cada Agrupamento de Escolas. Neste contexto, o nosso Agrupamento apresentou “A lenda da D. Mafalda”, protagonizado e produzido pelo Clube de Teatro, dinamizado pelas professoras Isabel Peixoto e Paula Dantas.



No dia 23, às 10:00, integrámo-nos no “Penafiel a ler”, com a leitura e exploração da lenda referida e visualização desse vídeo nas diversas salas de aulas do Agrupamento.



No dia 24, cada uma das cinco turmas do 5.º ano veio até à Biblioteca da EB 2/3 para ver um vídeo, escolhido pela docente Palmira Correia, sobre a genealogia e vida da Beata Mafalda, para ler, num breve powerpoint, alguns aspetos do fenómeno trovadoresco e para cantar, com música escrita de propósito, para os seus alunos, pelo docente Joaquim Marçal, a cantiga de amigo “Ay eu coitada”, atribuída a D. Sancho I, pai da Beata D. Mafalda. Neste contexto, foram referidas as capitulares, as letras belamente desenhadas (iluminadas, como tradicionalmente se chamam) colocadas no início dos capítulos, e que foram objeto de trabalho dos alunos do 5.º A.



Também integrada na dinâmica da Semana, foi realizada, na biblioteca escolar de Lagares, uma feira do livro e recebida a escritora Elizabete Neves, que leu partes de “O novelo das emoções”, um dos seus livros, interagindo com os alunos nas diversas questões levantadas.





Ao longo da semana, todos os alunos do 1.º ciclo e do 5.º ano de escolaridade foram convidados a participar no concurso de ilustração da mesma lenda, tendo sido produzidos diversos trabalhos que serão avaliados para atribuição de prémios.





Todas as atividades foram acolhidas com entusiasmo por alunos e professores, tendo sido dado um contributo muito positivo na promoção da leitura.