29 de junho de 2022

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | junho 29, 2022

Cada vez mais temos pais pouco disponíveis para participarem ativamente na vida escolar e académica dos seus educandos. O trabalho, o stress e os desafios quotidianos afastam, de forma significativa, o tempo e a predisposição dos pais de muitas necessidades. Sabe-se, porém, que é na idade pré-escolar que os pais se encontram mais atentos ao desenvolvimento das crianças, diminuindo esse acompanhamento ao longo dos anos. Contudo, a convicção mantém-se cada vez mais forte: a educação dos jovens é uma tarefa que deve ser assumida por pais e professores.


Para isso é necessário que se construam relações frutuosas de cooperação para atingir um objetivo comum: o desenvolvimento integral dos jovens.


Ora, assente nesta premissa básica, no âmbito do projeto "Aprender a Ler e a Escrever", implementado no 1.º ciclo do ensino básico deste Agrupamento e em articulação com a Biblioteca Escolar e as CLDS 4G, foi realizado, no passado dia 3 de junho, o 1.º encontro "Em Família eu Aprendo", uma ação de sensibilização universal dirigida aos Encarregados de Educação de todos as crianças e alunos integrados no pré-escolar e/ou 1.º ciclo.

Esta ação pretendeu consciencializá-los para a importância do envolvimento escolar no processo de aprendizagem curricular e na compreensão do seu papel no desenvolvimento global dos seus educandos. Para tal, foram convidadas três experientes oradoras de distintas áreas para partilha dos seus contributos: Dr.ª Joana Soares (Pediatra do Hospital Tâmega e Sousa), Dr.ª Teresa Batista (Interna de Formação Específica de Pediatria do Hospital Tâmega e Sousa) e a Dr.ª Joana Lucas (Terapeuta da Fala no Instituto do Desenvolvimento de Paredes - Dra. Fátima Nunes).

Os tópicos abordados na sessão focaram-se nos processos e marcos de um desenvolvimento saudável, no funcionamento do processo de aprendizagem da leitura e da escrita em termos neurológicos, nos processos relacionados com a linguagem e nas estratégias que devem ser implementadas para potenciar os processos maturacionais cognitivos e psicopedagógicos relacionados com a promoção do sucesso escolar dos alunos, tangível a todos e para todos.

Para além do já referido, foram ainda explorados tópicos sobre o referencial da avaliação e a importância do envolvimento dos Encarregados de Educação no processo de aprendizagem dos alunos, do estabelecimento proximal da relação escola-família e outras entidades externas que atuam direta e indiretamente no espaço escolar.

De uma forma geral, a sessão demonstrou ser uma importante iniciativa na aproximação da família à dinâmica e vida escolar e foi rica em partilha e reflexão de ideias. Os Encarregados de Educação/Pais demonstraram um grande nível de interesse e disponibilidade na elaboração de mais iniciativas e encontros desta natureza no contexto escolar onde a proximidade e a definição de estratégias de combate ao insucesso escolar em idades precoces seja partilhado e discutido "Em Família". Iniciativas como esta permitem ter esperança nas gerações e escolas futuras que incentivam estratégias de promoção de uma ESCOLA INCLUSIVA em que todos desempenham, de forma consistente e eficaz, o seu papel.