Cada vez mais temos pais pouco disponíveis para participarem
ativamente na vida escolar e académica dos seus educandos. O trabalho, o stress
e os desafios quotidianos afastam, de forma significativa, o tempo e a predisposição
dos pais de muitas necessidades. Sabe-se, porém, que é na idade pré-escolar que
os pais se encontram mais atentos ao desenvolvimento das crianças, diminuindo
esse acompanhamento ao longo dos anos. Contudo, a convicção mantém-se cada vez
mais forte: a educação dos jovens é uma tarefa que deve ser assumida por pais e
professores.
Para isso é necessário que se construam relações frutuosas de
cooperação para atingir um objetivo comum: o desenvolvimento integral dos
jovens.
Ora, assente nesta premissa básica, no âmbito do projeto
"Aprender a Ler e a Escrever", implementado no 1.º ciclo do ensino
básico deste Agrupamento e em articulação com a Biblioteca Escolar e as CLDS
4G, foi realizado, no passado dia 3 de junho, o 1.º encontro "Em Família
eu Aprendo", uma ação de sensibilização universal dirigida aos
Encarregados de Educação de todos as crianças e alunos integrados no
pré-escolar e/ou 1.º ciclo.
Esta ação pretendeu consciencializá-los para a importância do envolvimento escolar no processo de aprendizagem curricular e na compreensão do seu papel no desenvolvimento global dos seus educandos. Para tal, foram convidadas três experientes oradoras de distintas áreas para partilha dos seus contributos: Dr.ª Joana Soares (Pediatra do Hospital Tâmega e Sousa), Dr.ª Teresa Batista (Interna de Formação Específica de Pediatria do Hospital Tâmega e Sousa) e a Dr.ª Joana Lucas (Terapeuta da Fala no Instituto do Desenvolvimento de Paredes - Dra. Fátima Nunes).
Os tópicos abordados na sessão focaram-se nos processos e
marcos de um desenvolvimento saudável, no funcionamento do processo de
aprendizagem da leitura e da escrita em termos neurológicos, nos processos
relacionados com a linguagem e nas estratégias que devem ser implementadas para
potenciar os processos maturacionais cognitivos e psicopedagógicos relacionados
com a promoção do sucesso escolar dos alunos, tangível a todos e para todos.
Para além do já referido, foram ainda explorados tópicos
sobre o referencial da avaliação e a importância do envolvimento dos Encarregados
de Educação no processo de aprendizagem dos alunos, do estabelecimento proximal
da relação escola-família e outras entidades externas que atuam direta e
indiretamente no espaço escolar.
De uma forma geral, a sessão demonstrou ser uma importante
iniciativa na aproximação da família à dinâmica e vida escolar e foi rica em
partilha e reflexão de ideias. Os Encarregados de Educação/Pais demonstraram um
grande nível de interesse e disponibilidade na elaboração de mais iniciativas e
encontros desta natureza no contexto escolar onde a proximidade e a definição
de estratégias de combate ao insucesso escolar em idades precoces seja partilhado
e discutido "Em Família". Iniciativas como esta permitem ter
esperança nas gerações e escolas futuras que incentivam estratégias de promoção
de uma ESCOLA INCLUSIVA em que todos desempenham, de forma consistente e eficaz,
o seu papel.