Numa
sociedade cada vez mais competitiva, o resultado e desempenho escolar de
excelência surge como um tópico premente na vida dos alunos, aumentando os níveis
de ansiedade e preocupação nos processos de avaliação.
Por
sua vez, estes episódios são vividos com intensa angústia antes e depois da
concretização dos momentos de avaliação. Neste âmbito, no “Às quintas na BE”
de 13 de maio, as Psicólogas Catarina Coelho e Raquel Regadas, do SPO do AGPS, em colaboração com a Psicóloga Sara
Gomes do CLDS 4G – Penafiel
Social e com a Biblioteca Escolar, dinamizaram
seis sessões dirigidas a outras tantas turmas do 9.º ano de
escolaridade, no qual foi abordado o tema da Gestão da
Ansiedade em contexto escolar, especificamente nas provas de
avaliação.
Como
objectivo primordial procurou-se que os alunos refletissem sobre a importância
da ansiedade no seu dia-a-dia e que constatassem que a mesma nem sempre é
sinónimo de dificuldade ou problema.
A
ansiedade é considerada como adaptativa, contribuindo para que os alunos
estejam mais focados e prontos a agir. Quando a ansiedade é sentida em níveis
elevados, a mesma interfere na preparação e desempenho das provas de avaliação,
sendo que aqui é importante estarem atentos aos sinais de alerta a diferentes
níveis (cognitivo, emocional, fisiológico e comportamental).
A
boa notícia é que existem estratégias que podem utilizar para regular
eficazmente a ansiedade e, desta forma, conseguirem ser eficientes no estudo,
na mobilização de recursos e na melhoria do desempenho nas provas de avaliação.