28 de maio de 2021

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa in | maio 28, 2021

Numa sociedade cada vez mais competitiva, o resultado e desempenho escolar de excelência surge como um tópico premente na vida dos alunos, aumentando os níveis de ansiedade e preocupação nos processos de avaliação.

Por sua vez, estes episódios são vividos com intensa angústia antes e depois da concretização dos momentos de avaliação. Neste âmbito, no “Às quintas na BE” de 13 de maio, as Psicólogas Catarina Coelho e Raquel Regadas, do SPO do AGPS, em colaboração com a Psicóloga Sara Gomes do CLDS 4G – Penafiel Social e com a Biblioteca Escolar, dinamizaram seis sessões dirigidas a outras tantas turmas do 9.º ano de escolaridade, no qual foi abordado o tema da Gestão da Ansiedade em contexto escolar, especificamente nas provas de avaliação.

Como objectivo primordial procurou-se que os alunos refletissem sobre a importância da ansiedade no seu dia-a-dia e que constatassem que a mesma nem sempre é sinónimo de dificuldade ou problema.

A ansiedade é considerada como adaptativa, contribuindo para que os alunos estejam mais focados e prontos a agir. Quando a ansiedade é sentida em níveis elevados, a mesma interfere na preparação e desempenho das provas de avaliação, sendo que aqui é importante estarem atentos aos sinais de alerta a diferentes níveis (cognitivo, emocional, fisiológico e comportamental).

A boa notícia é que existem estratégias que podem utilizar para regular eficazmente a ansiedade e, desta forma, conseguirem ser eficientes no estudo, na mobilização de recursos e na melhoria do desempenho nas provas de avaliação.