5 de outubro de 1910! Há cento e nove anos atrás, um punhado de homens, apoiados num descontentamento geral (más condições de vida, pobreza, dignidade enxovalhada...) levam a cabo uma revolução: começa a República! Na Ericeira, D. Manuel II, rei sem contar (devido ao assassinato do seu pai, D. Carlos, e do príncipe herdeiro, D. Luís Filipe), sai de Portugal a bordo do iate "Amélia" enquanto José Relvas, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, proclama a República!
Para que a história não seja esquecida, pois é com ela que se aprende a não repetir erros, foi dinamizada, no âmbito do "Às quintas na BE", uma sessão protagonizada pela docente Margarida Moreira na qual os alunos puderam situar o facto no tempo e no espaço.
Além da visualização de um powerpoint, foi inaugurada uma galeria com as fotografias oficiais (reprodução da galeria dos Presidentes da República do Museu da Presidência, no Palácio de Belém, em Lisboa) dos dezanove Presidentes da República, de Manuel de Arriaga a Marcelo Rebelo de Sousa.
Eis algumas fotos da sessão: