19 de setembro de 2019

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa setembro 19, 2019

20 de setembro de 1519!
500 anos volvidos lembrámos, na primeira sessão do "Às quintas na BE", o início dessa aventura temerosa: a primeira circum-navegação da história, empresa planeada e iniciada por um português, Fernão de Magalhães, mas concluída pelo basco Juan Sebastián Elcano. Entre 20 de setembro de 1519 e 6 de setembro de 1522, três anos de perigos, traições, surpresas, alegrias, motins, desesperos... até o assassinato de Fernão de Magalhães, a 27 de abril de 1521, às mãos do nativo Lapu-Lapu!
Das cinco naus com 256 homens que zarparam de Sanlúcar de Barrameda, perto de Sevilha, apenas retornou uma, a nau Victoria, trazendo 18 sobreviventes, doentes e famélicos! Por sorte, entre eles, o geógrafo e escritor italiano Antonio Pigafetta que anotou diariamente todos os aspetos relevantes da travessia, legando assim, às gerações seguintes, o registo desta verdadeira empresa planetária!
Todos os alunos das turmas do 7.º ano estiveram na BE e leram pequenos textos sobre a viagem e a vida de Fernão de Magalhães, seguiram o itinerário no planisfério ou localizaram as Molucas com a ajuda do tablet. 
Os alunos foram desafiados a simular os três anos que estarão no terceiro ciclo com os três anos desta circum-navegação desejando-se, no entanto, que todos os que agora começam cheguem com sucesso ao destino pretendido. 
Pois, e parafraseando Alexandre O´Neill, "há mar e mar, há ir e voltar"!