28 de maio de 2019

Posted by Biblioteca de E.B.2,3 de Paço de Sousa maio 28, 2019
Na passada quinta feira, 23 de maio, celebrámos, nos espaços exteriores da nossa EB 2/3, o "Dia de aulas ao ar livre". Esta iniciativa nasceu no Reino Unido, em 2011, pela ação de Anna Portch, com o apoio de professores e educadores do London Sustainable Schools Forum (LSSF), para incentivar as escolas de Londres a ensinarem ao ar livre e a comemorarem a educação ambiental, pretendendo promover a importância da aprendizagem experiencial e o desenvolvimento das crianças num ambiente lúdico. É que brincar ao ar livre é fundamental para a aprendizagem de valores como a resiliência, o trabalho em equipa, a liderança, a criatividade e o desenvolvimento motor. Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, o que significa que deve ser uma parte a valorizar todos os dias. Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, cria memórias duradouras e deixa as crianças construírem uma maior consciência do ambiente, criando mais oportunidades para pensarem de forma independente e se sentirem mais envolvidas com a aprendizagem.
Tendo em conta todos estes pressupostos, a B.E., no âmbito do projeto "Leio, logo existo", desafiou os Coordenadores da disciplina de Cidadania e do projeto Eco-Escolas para a realização de um pedipaper. Assim, vinte e seis turmas (de acordo com os seus horários e disciplinas) com os professores respetivos, responderam a nove perguntas (sobre os benefícios da leitura, sobre as árvores existentes no recinto escolar e sobre a Comunidade Europeia) que estavam inscritas em outros tantos QR Code escondidos no vasto recreio da nossa EB 2/3. Os alunos destas turmas, organizados em grupos de quatro (ou cinco) elementos com nomes muito sugestivos ("As Poderosas", "Os Pernetas", "Não Sei", "Batatinhas", "Já foste", "Só gente linda"...) andaram, literalmente, de telemóvel na mão, tentando cumprir todas as etapas. Foi, de facto, um dia de aprendizagem ao ar livre!
Que venha o próximo!